Teste de Conexão

Se você tem alguma dificuldade para acessar o ambiente do Treina TOM ou TOM Conference, certifique-se de que seu computador atende os seguintes requisitos:

  • Versão mais recente do Flash Player (11,3 ou superior).
  • Os ambientes funcionarão em todas as plataformas (Windows, Linux e Mac), desde que você tenha o Flash Player 11,3 ou superior instalado.
  • Caso esteja compartilhando o áudio de seu microfone, verifique se você conectou o mesmo corretamente ao seu computador, e se na mesa de som do windows esta marcado para gravação o microfone.
  • Se estiver capturando alguma outra fonte de áudio, tal como telefone, certifique-se que, o dispositivo de áudio esta capturando corretamente o sinal de áudio na entrada de sua placa de som.
  • Caso esteja compartilhando sua webcam, verifique se a mesma está ligada corretamente em seu computador e se o sistema operacional está conseguindo detecta-la.
  • Uso de fone de ouvido com microfone para evitar retornos(ecos).
  • Internet banda larga mínima de 256kbps.
  • Ainda com problemas?
  • Se a sua conexão e o seu computador atende aos requisitos acima e o problema persiste, faça o teste de conexão e siga as etapas seguintes para tentar solucionar o seu problema:
  • Etapa 1: Teste sua conexão com o Treina TOM Server
  • Dependendo das suas configurações de rede e do computador, você poderá ter um firewall ativado, e isso impede que o sistema se conecte ao servidor do Treina TOM.
    1. Assim que a aplicação acima é carregada, a mesma irá detectar a qualidade de sua conexão com a internet, identificando assim em tempo real se você está apto a participar de uma palestra ou treinamento on-line usando recursos de áudio e vídeo.
    2. O resultado do teste de latência acima deverá ser algo não maior que 300ms, caso seja um valor acima, significa que sua conexão com a internet está lenta, ou, algum outro software esta fazendo uso constante de sua conexão, tanto de upload como de download. Este teste é essencial para um bom funcionamento de toda estrutura do ambiente interativo.
    3. Outro fator importante é a quantidade de computadores ligados em sua rede, se você tem por exemplo uma conexão com a internet de 1 mega e nesta rede tem 5 ou mais computadores navegando constantemente, isto pode gerar também uma grande latência.
    4. Faça e refaça o teste de conexão acima. Atualize umas 3 a 5 vezes e se continuar com problemas clique no botão "Está com problemas?" e envie seu feedback para a equipe Treina TOM. Você terá um auxilio a partir do feedback enviado.
  • Etapa 2: Verifique se o bloqueador de popup esta desativado em seu navegador.
  • O ambiente interativo do Treina TOM abre para o usuário uma interface em uma janela popup. Verifique nas configurações de seu navegador ou em outros softwares de bloqueio se estão permitidas a criação de popup a partir do ambiente/site do Treina TOM.
  • Entre em contato com a equipe Treina TOM.
  • Se você seguiu todos os passos acima e ainda está com problemas, entre em contato conosco.
  • Boas práticas
  • Se você seguiu todos os passos acima e ainda está com problemas, entre em contato conosco.
    1. Usar um fone com microfone(headset) é essencial, isto faz com que seja diminuído o retorno do áudio por caixas de som, evitando assim ecos e ruídos.
    2. Testar a conexão antes de iniciar o evento, isso evita que o tempo de comunicação de áudio e video chegue até os participantes com um certo retardo. Caso isso aconteça, e os valores da latência fiquem algo realmente acima de 500ms, é interessante avisar os participantes que sua conexão com a Internet não está adequada e que poderão ocorrer alguns problemas como os citados acima. Lembre-se, qualquer ambiente de comunicação de áudio e video pela Internet depende mais de sua conexão do que do próprio servidor que está instalado a ferramenta.
    3. Quando iniciar um evento, evite usar ao mesmo tempo MSN, skype, emule ou alguma ferramenta para torrent, isso aumenta gradativamente o consumo de upload de sua conexão.
    4. Evite participar de um evento se este não for de seu interesse, evite provocar situações desagradáveis para todos. Desta forma, você atrapalhará todo o processo e o andamento do evento. O instrutor poderá removê-lo do ambiente caso sua postura seja incorreta.
    5. Procure fazer perguntas para o apresentador somente no final do evento, para que assim, ele não perca seu foco caso o mesmo seja baseado em uma apresentação ou um treinamento. Para isso, use dos recursos de chat ou use o bloco de notas do ambiente interativo do Treina TOM.
    6. Evite criar apresentações que ultrapassem 80 slides, procure criar apresentações que expressem de maneira simples e objetiva o que você irá falar. Evite usar vídeos, degrades ou imagens muitos pesadas, isso faz com que o ambiente fique poluído de cores, e apresentações pesadas sempre demoram mais tempo para serem carregadas nas máquinas dos participantes, dificultado assim, o acompanhamento.
    7. É essencial que o apresentador domine o material antes de iniciar o evento e que esteja confortavelmente familiarizado com o ambiente do Treina TOM. Caso, ainda não domine o material ou o ambiente, é interessante usar um script com todos os passos.
    8. Envie mensagens para a sala procurando interagir com todos antes de iniciar o evento, criar relacionamentos com a equipe pode ser muito produtivo em alguma circunstância. E assim que der início, ative o timer para contar o tempo de andamento do evento.
    9. Quanto ao tamanho do evento, evite usar um tempo maior que 1 hora, pois, geralmente, se for maior, os usuários poderão perder o interesse. Valores entre 40 minutos para a apresentação e 20 minutos para perguntas e respostas são interessantes, pois oferece tempo para os participantes interagirem. Neste momento procure maximizar o chat para facilitar a leitura e a escrita das perguntas.

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